quarta-feira, 3 de setembro de 2008

PATRONO WOLFGANG WEEGE


WOLFGANG WEEGE
( 27.09.1917 – 16.05.1987 )


Filho de Wilhelm e Bertha Karsten Weege, nasceu na Barra do Rio Cerro – Jaraguá do Sul,filho mais novo do casal que teve também 5 filhas.


Herdou de sua mãe,Bertha, o gosto pelos fios.Ela chegou a trabalhar como fiandeira na Companhia Têxtil Karsten e sua habilidade impressionava o filho. Obrigado a abandonar os estudos no Colégio Catarinense em Florianópolis, no segundo ano Ginasial para ajudar a mãe,já que o pai Wilhelm estava doente,Wolfgang buscou compensação na leitura e no trabalho.
No entanto, iniciou sua atividades ainda jovem nos ramos de queijaria, frigorífico e Comércio na Firma Weege, fundada por seu pai em 1906.Em 1948 a razão social da Empresa foi alterada para Indústria e Comércio W. Weege, que foi diversificada e ampliada, passando a contar com um posto de gasolina. Em 1960 a loja comercial foi modernizada para uma superloja de departamentos. Em 1964 o frigorífico foi fechado e os prédios foram reestruturados para o funcionamento de máquinas para a fabricação de malhas.Em 1967 a empresa conta com um engenho de arroz.
Em busca de novos desafios e o desejo de expandir a Firma Weege, fundou em 04.07.1968 juntamente com seu filho Wander e mais quatro funcionários a Malwee Malhas Ltda., atualmente com 39 anos de atividades e com com filiais: Pomerode, Blumenau,Carinhoso e uma unidade em Camacan- BA, hoje a empresa conta com 6.500 colaboradores.
Apaixonado pela natureza, iniciou em 1978 o Parque Malwee, um verdadeiro santuário ecológico que compreende uma área de 1.500.000 metros quadrados de área preservada. Admirador da mitologia greco-romana,Wolfgang decidiu espalhar diversas réplicas de estátuas no parque além de inúmeras espécies de árvores e objetos que adquiriu e que lhe foram doados para expor nos Museus.Natureza,gastronomia,cultura e lazer são os pontos de destaque desde o ínicio do Parque Malwee.
Seu olhar voltado à área social fez com que Wolfgang apoiasse iniciativas que favorecem a comunidade,como hospitais, corpo de bombeiros, escolas, e outros. Por longo período fez parte da diretoria da ACIJS,inclusive presidindo a entidade.


Wolfgang Weege faleceu em 16.05.1987 e foi cremado.Suas cinzas foram depositadas num Pantheon construído no Parque Malwee,sendo este seu desejo.


Em nosso cotidiano o nome Wolfgang Weege está muito presente...

Inseridos em nosso dia-a-dia também estão seus princípios , ideais e realizações. Exemplos disso são Parque Malwee,o Museu que leva o seu nome e a Malwee Malhas.Suas constantes leituras,seu respeito pela história e pela natureza e porque não dizer, sua ousadia em investir em uma nova fonte econômica (indústria têxtil), aos tantos anos trabalhando no setor alimentício e comercial, possibilitaram que os reflexos de suas ações permanecessem entre todos.
Teve que parar seus estudos para ajudar sua mãe Bertha Weege, visto que seu pai, Wilhelm Weege estava doente.Foi nas experiências e vivências cotidianas que ele encontrou os subsídios necessários para aprimorar-se e aprender.Filho caçula, com cinco irmãs mais velhas, ficava para ele a responsabilidade de cuidar do negócio dos pais ainda no final dos anos 40.A indústria de laticínios ,Frigorífico e casa comercial fundada em 1906 pelo pai mãe com o nome de Ind. E Com.W. Weege S.A. estava bem estruturada. Sua experiência no comércio, dedicação e busca pelo conhecimento foram importantes no andamento dos negócios.Em 1955, instalou um posto de gasolina e já com uma loja de conveniência.Fato inédito Em 1960, registra-se a loja de departamentos , também a primeira da região.Entrementes construiu também no Rio da Luz uma usina hidroelétrica.Incrível a visão de Wolfgang naqueles tempos. Naquele momento o Sr. Wolfgang já tinha um filho, Wander Weege e alguns anos após, Bettina e Walter completavam a família.
Fala-se que a ligação que sua mãe,Bertha Weege (nasc. Karsten) tinha com a indústria têxtil foi imprescindível para que ele criasse uma afinidade grande com o mundo dos fios.Foi assim que em 1968 a Malwee Malhas surgiu, substituindo a indústria frigorífica fechada em 1964. Com apenas 4 funcionários , a malharia estabeleceu um novo rumo aos negócios da família,e sua ousadia rendeu frutos muito positivos.
O Parque Malwee surgiu alguns anos depois, em 1978. A antiga região de pastagens e agricultura deu lugar a uma grande lagoa,ladeada de árvores recém plantadas.O seu interesse por mitologia greco-romana,deuses,ninfas e leões estão representados através de esculturas,aproximando assim culturas e períodos históricos distantes, mas que para o Sr. Wolfgang eram muito significativas.Para seus olhos locomoveis, engenhos de farinha,canhões ou âncoras não eram meros objetos em desuso, mas fontes de memória e dignos de serem preservados para as futuras gerações.As residências típicas que permaneceram no local com arquiteturas distintas (interna e externa) e patrimônio histórico da região, foram preservados com reformas.O trabalho de coleta e guarda de objetos de uso cotidiano feitos por ele durante os anos 80, deu início ao museu que leva o seu nome,inaugurando em 1988, um ano após o seu falecimento.Ali estão presentes fontes de memórias e pesquisa do viver cotidiano, dando conta de um grande período.
Pra quem não conheceu o Sr. Wolfgang Weege, mas que ouve esse nome e vivencia os resultados de suas atitudes constantemente no dia-a-dia fica uma sugestão : Deve-se olhar os bons exemplos porque eles contribuirão para melhorar o futuro do mundo.Que o respeito, entusiasmo e dedicação do Sr. Wolfgang possam ser lembrados e vivenciados sempre como exemplos de cidadão jaraguaense. Falecido há 20 anos foi também industrial fundador e atuante na Associação Comercial e Industrial e Corpo de Bombeiros além de inúmeras outras atividades sociais.

TEXTO FORNECIDO PELA EMPRESA MALWEE MALHAS

Nenhum comentário: